Domingo, 17 de Fevereiro de 2008
O fim da cultura de massas

Este artigo do Canada.comaborda algo que eu já me tinha apercebido há alguns anos mas que julguei ser algo normal em países mais 'desenvolvidos' e que fosse novidade por cá.

Quando, na televisão portuguesa, deu o primeiro Big Brother aconteceu algo que não acontecia desde o tempo do 123 apresentado pelo Carlos Cruz ou de algumas novelas mais marcantes.

Nesse tempo, e porque só havia um canal e meio de televisão, toda a gente via os mesmos programas e assim, no dia seguinte,toda a gente comentava e todos sabiam do que se estava a falar. Agora isso não acontece, a oferta é diversa e enquanto eu estou neste momento com a TV no 2º canal a tentar ver os Simpsons enquanto escrevo isto, a maioria das pessoas está a ver o Benfica na TVI. Não saberão portanto que a Patty, irmã da Marge, é lésbica e vai casar com uma mulher. Pelo menos até esta fase do episódio.

Hoje em dia há poucas coisas que conseguem ser transversais à população e convenhamos que em Portugal, país de uma elevação cultural notável, isso só acontece no futebol, novelas e concursos. Falam de números quando há jackpot do Euromilhões. Para azar meu não sou cliente de nenhuma dessas coisas. Uma vez tentei ver um concurso com adultos a tentar responder a perguntas que só as crianças sabem, porque ainda pensam que são informações úteis.

Internacionalmente as referências culturais globais serão o Seinfeld, essa fonte quase inesgotavel de citações; o Lost, o CSI... por aí fora. Mas cada vez menos, diz-nos o tal artigo. As pessoas vêem cada vez menos TV e assim não se limitam a consumir o que lhe dão já empacotado mas usam mais a Internet, que lhes permite buscar entretenimento e cultura mais à sua medida.

Eu gosto.

PS: Afinal a noiva da Patty era um homem.



por Pedro Chichorro às 21:18
link do post | comente | adicionar aos favoritos






.posts recentes

. Ainda alguém lê isto?

. Dicas de poupança - No de...

. Mensagem do futuro

. Bolores engenheiros

. Conversa no Taxi

. Juliette

. Escalada

. Despertador novo, vida no...

. Karma Police israelita

. Janela para o mundo

. Moda Lisboa - Sugestão de...

. Poema de um coronel sensí...

. La Planète sauvage

. A ceguinha

. Regra de ouro do consumis...

. Welcome

. Fátima Lopes

. Um desafio, um ovo e uma ...

. Tem ovo

. Thin Lizzy vs. The Pixies

. Nino Guitar

. Festa inexplicável

. Pequenos gnomos

. Sem querer aventurei-me n...

. Comércio tradicional

. Orgulhos lusitanos

. A quem interessar: encont...

. Números de telefone fácei...

. Gosta de alho? Eu adoro a...

. Vítor Gaspar





Add to Google Reader or Homepage



AddThis Feed Button
AddThis Social Bookmark Button