Quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2008
Já tratava da saúde a uma Francesinha..

Todos sabemos que depois de um dia (ou noite) de abusos etílicos não podemos saltar imediatamente para um registo saudável. Assim, aquilo que melhor sabe no dia seguinte é muita coca cola e junk food.
Para uns, o Domingo é dia de comer assado. Para mim a pizza é um assado e a Francesinha também vai a gratinar antes do quente e saboroso baptismo.

 

Quem acha que a francesinha é um Croque Monsieur deve pensar que cachaça é água. E cachaça não é água não. Croque Monsieur é uma simples tosta mista coberta de queijo derretido. Croque Madame é a mesma pobreza de quem não tem ingredientes para mais, com um ovo estrelado em cima.
A francesinha é algo de sublime, desde o molho à escolha das carnes.  Pessoalmente dispenso a linguiça, mas a salsicha fresca e o bifinho faz  descer em nós o espírito de um frade como aquele da Sopa da Pedra na sua versão António Assunção.

 

Com o ovo em cima, acompanhada ou não de batatas fritas, com a bem humorada gamba coberta pelo queijo; a melhor francesinha leva um bife do tipo prego e não a irritante carne assada. Quero lá saber se foram inventadas na Regaleira e que lá são com carne assada, ninguém que corta carne assada com aquela grossura merece ter o destaque que ainda tem na comunicação social.  Só tem na comunicação social, já que não conheço ninguem que lá vá pela francesinha. Tudo o resto é válido mas não me interessa agora.

 

O que é certo é que o discreto Café Santiago está sempre à pinha com as suas deliciosas Francesinhas com um molho feito diariamente que, diz quem sofre disso, não ataca orgãos nem esfíncteres mais sensíveis.

O Capa Negra não desilude por ser mais industrial e é quem dá de alimento fora-de-horas aos portuenses todos os domingos. Consta que há um sítio na zona industrial (À Cunha?) que, por serem gigantes, serve meias francesinhas e nos Poveiros, a pizzaria S. Martino inventou uma versão mais atomatada e com massa de pizza em vez de pão de forma. Usam salsichas de lata, o que poderia ser visto como um crime grave, mas como não é uma Francesinha, não sou eu que vou criticar a versão italiana.

Este post não serve para acrescentar informação sobre as Francesinhas, já muito se disse sobre elas e muito bem. Isto serve apenas para me esquecer de como estou a salivar por uma, mas funcionou ao contrário.


A esta hora já não posso mandar vir uma da Casa Papagaio, que entregam ao domicílio (Tel: 222084855) e chegam com as batatas fritas num saco de papel, todas moles, molhadas e coladas. Ainda assim são melhores e mais baratas do que uma outra empresa dita especializada que me fez esperar horas por uma porcaria intragável com molho amargo. Não sei o nome porque o panfleto foi para o ecoponto e a esta hora já deve ser caixa de ovos.
Se alguém quiser sugerir um sítio bom ou de evitar use os comentários que eu agradeço.



por Pedro Chichorro às 01:26
link do post | comente | adicionar aos favoritos

3 comentários:
De Miguel a 20 de Abril de 2008 às 00:22
As melhores francesinhas do Norte, é em Braga, no Atrium Café, perto da Makro, na zona dos hipermercados. Eu recomendo!


De shadows a 18 de Maio de 2010 às 18:37
as melhores francesinhas que ja alguma vez comi foi no cafe s. nicolau junto da igreja de s. francisco, e tambem no rest. provas do cais, situado no cais de gaia.
de comer e chorar por mais


De Joel Costa a 4 de Janeiro de 2014 às 17:56
Sem duvida, as do cafe NELMA,parece uma tasquinha, um sitiozinho bem discreto e recatado na rua do bomjardim, perto do Jornal d Noticias, em Gonçalo Cristovão.. divinais, e verdadeiramente autenticas. RECOMENDO


Comentar post






.posts recentes

. Ainda alguém lê isto?

. Dicas de poupança - No de...

. Mensagem do futuro

. Bolores engenheiros

. Conversa no Taxi

. Juliette

. Escalada

. Despertador novo, vida no...

. Karma Police israelita

. Janela para o mundo

. Moda Lisboa - Sugestão de...

. Poema de um coronel sensí...

. La Planète sauvage

. A ceguinha

. Regra de ouro do consumis...

. Welcome

. Fátima Lopes

. Um desafio, um ovo e uma ...

. Tem ovo

. Thin Lizzy vs. The Pixies

. Nino Guitar

. Festa inexplicável

. Pequenos gnomos

. Sem querer aventurei-me n...

. Comércio tradicional

. Orgulhos lusitanos

. A quem interessar: encont...

. Números de telefone fácei...

. Gosta de alho? Eu adoro a...

. Vítor Gaspar





Add to Google Reader or Homepage



AddThis Feed Button
AddThis Social Bookmark Button